|

Foto: divulgação

| Varvara Tarasova se apresenta sábado (15) na Cidade das Artes

13/04/2016 - Por Equipe Tutti

A jovem russa, que acaba de gravar seu primeiro CD, toca Schumann, Rachmaninoff, Mozart e Medtner

 

No sábado, 15, a pianista Varvara (pronuncia-se “Barbara”) Tarasova faz seu segundo recital na Cidade das Artes, no Rio. A bela russa, que nasceu em São Petersburgo, em 1988, esteve no Brasil em 2014, para o IV Concurso Internacional BNDES de Piano, no qual foi uma elogiada semifinalista. Ela fez sua pós-graduação – formou-se com honra ao mérito – no Conservatório de Moscou e está  concluindo seu curso no Royal College of Music de Londres, com uma carreira já em movimento – acaba de gravar seu primeiro CD pelo selo Champs Hill.

No palco da Barra da Tijuca, ela apresenta um programa com Mozart, Schumann, Rachmaninoff e o menos conhecido Nicolai Medtner.

– Escolhi peças que eu adoro e que são um prazer para qualquer público. O Allegro de Mozart, dedicado à sua mulher Contanze e à sua irmã, Sophie; uma sonata romântica de Medtner; a fulgurante transcrição de Rachmaninoff para a melodia Love’s Sorrow e o Carnaval de Schumann, que mostra 20 diferentes personagens.

Tarasova escolheu o Carnaval também para o registro no seu primeiro CD, que inclui também peças de Brahms. Ela vem ganhando o primeiro prêmio de diversos concursos internacionais do instrumento, como os recentes III Concurso Internacional de Piano de Sussex (Worthing-UK), Hopkinson Gold Medal (Londres) e o Concurso Internacional Pianale (Alemanha).

– Os concursos são muito importantes hoje em dia, para o desenvolvimento de uma carreira. Mas participações constantes podem afastar a emoção artística e a inspiração, na medida em que você limita seu repertório. E quando você compete, não tem a liberdade criativa na interpretação, porque está sendo julgado. Por isso, procuro manter o equilíbrio entra a participação em concursos e os recitais. Nas apresentações, podemos convidar o público para partilhar seu sentimento, o que, para mim, define o papel do artista.

O recital tem apoio do Concurso Internacional BNDES de Piano.

VARVARA TARASOVA – PIANO
Dia 15 de abril – 16 horas – Cidade das Artes – Sala 1
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Programa

W.A. Mozart – Allegro “Sophie and Constanze” KV 40
Medtner – Sonata – Idyll op. 56
Kreisler – S. Rachmaninov – Love’s sorrow
Schumann – Carnaval op. 9