|

Osesp com Karabtchevsky na regência e Antonio Meneses como solista. / Foto: Divulgação

| Osesp abre inscrições em janeiro para Concurso Jovens Solistas

11/12/2017 - Por Debora Ghivelder

Serão selecionados até cinco solistas para se apresentar com a orquestra paulistana durante a temporada 2017

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp abre, em janeiro, inscrições o seu Concurso Jovens Solistas. Não há prêmio em dinheiro, mas serão selecionados cinco solistas que se apresentarão com a orquestra, em concertos matinais, durante a temporada 2017. As inscrições estarão abertas no período de 23 de janeiro a 23 de fevereiro de 2017.

Criado em 1943 pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), o Concurso para Jovens Solistas ganhou especial projeção a partir dos anos 1950, pelas mãos de Eleazar de Carvalho, então regente titular do conjunto sinfônico. Foi um dos principais concursos de música erudita no Brasil, lançando uma longa lista de artistas que conquistaram projeção internacional, entre eles, os pianistas Arnaldo Cohen e Cristina Ortiz.

– O resgate do Concurso Jovens Solistas da Osesp, criado na década de 1940 por iniciativa do grande maestro Eleazar de Carvalho, que dirigiu a Osesp por 24 anos e é internacionalmente reconhecido como um dos grandes artistas da música do século 20, é uma iniciativa fundamental da Fundação Osesp para incentivar jovens talentos da música orquestral- diz Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. – O Concurso vem complementar projetos importantes, como o da Academia de Música da Osesp, que comemorou dez anos em 2016 e já formou mais de 100 músicos que foram nossos bolsistas, oferecendo a oportunidade de aperfeiçoamento musical, profissionalização e capacitação para ingressar em orquestras de ponta em todo o Brasil e no exterior.

Realizado pela Fundação Osesp, esse programa incorporará, em 2017, o concurso de mesmo nome promovido pela Fundação Eleazar de Carvalho. O concurso será realizado no dia 13 de março de 2017, a partir das 15h, na Sala São Paulo. Para concorrer, é preciso ser brasileiro (nato ou naturalizado) e ter até 25 anos completos (instrumentistas) ou 30 anos completos (cantores) até a data limite das inscrições. Além disso, o concorrente precisa ter – e utilizar – seu próprio instrumento, à exceção dos instrumentistas de piano, harpa e percussão, para os quais Fundação Osesp disponibilizará um de seus instrumentos na prova. As inscrições devem ser feitas pelo endereço de email academia@osesp.art.br.

A primeira seleção será feita através de material em vídeo enviado pelo candidato. Serão escolhidos até 12 candidatos para seguirem para a Audição Presencial, que acontecerá em 13 de março. O resultado será conhecido no dia seguinte ao da prova. Mais informações você obtém aqui.