|

Paulo Santoro / Foto: Ana Leticia Barros

| Na sexta (4), violoncelo cai no jazz e no tango

03/11/2016 - Por Luciana Medeiros

O violoncelista Paulo Santoro estará no palco do Salão Leopoldo Miguez, no quarteto formado ainda por Tamara Ujakova, Alexandre Brasil e André Frias, para interpretar peças de Piazzolla e Claude Bolling

 

Integrando o quarteto formado pela pianista Tamara Ujakova, pelo contrabaixista Alexandre Brasil e pelo baterista André Frias, o cellista carioca Paulo Santoro – que atua em conhecido duo ao lado do irmão gêmeo, Ricardo – estará nesta sexta (4), na Escola de Música da UFRJ, caindo no jazz de Claude Bolling e no tango de Piazzolla. É um concerto em que as ditas fronteiras de gênero – clássico ou popular? – são alegremente ignoradas.

– Esse concerto faz parte de uma série organizada por Tamara, O Piano na Música de Câmara – conta Paulo. – Estamos fazendo nossa segunda apresentação.

Nascido em 1930, o francês Claude Bolling é mestre nessas trajetórias de fusão.  Prodígio do piano, compositor de trilhas de cinema, escreveu essa suíte para cello e jazz piano trio em 1983.

– É de uma genialidade indiscutível – avalia Santoro. – Ele abre espaço para improvisos mas cerca de 80% da música está escrita, com uma sofisticação extrema e um perfeito conhecimento idiomático do meu instrumento.

O programa abre com Santoro e Tamara interpretando outro compositor desta linha tênue e transparente: Astor Piazzolla, em sua única peça para violoncelo e piano, a deslumbrante Le Grand Tango.

– É uma peça de dez minutos, um tempero a mais nesse casamento de gêneros.

O concerto tem entrada franca. Paulo revela ainda que o Duo Santoro este em processo de gravação para o selo A Casa, de Sérgio Roberto de Oliveira. O CD, Paisagens Cariocas, com diversas peças especialmente escritas para os violoncelistas, sai no inicio de 2017.

 

SERVIÇO:

4/11, sexta-feira, 18h30 – Paulo Santoro e Jazz Piano Trio interpretam Boilling e Piazzolla Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ

Informações: 2240 1391 / Entrada franca

Programa: A. PIAZZOLLA:  Le Grand Tango
C. BOLLING: Suite para Violoncelo e Jazz Piano Trio