|

| EXCLUSIVO TUTTI CLÁSSICOS: videoclipe de lançamento do novo álbum de Gautier Capuçon, ‘Intuition’, gravado nos Alpes a 15 graus negativos

22/01/2018 - Por Equipe Tutti

Estrela francesa do violoncelo lança o trabalho no próximo dia 2 de fevereiro reunindo obras que marcaram seu desenvolvimento emocional

 

Intuition, novo álbum do violoncelista francês Gautier Capuçon, será lançado mundialmente em 2 de fevereiro. Tutti Clássicos adianta aqui com exclusividade a íntegra do vídeo clipe do novo trabalho, a peça O Cisne, música de Saint-Saëns.

Foi gravado na montanha Petit Combin nos Alpes suíços a uma altitude de 3.653m com uma temperatura de 15 graus negativos. A razão? A família Capuçon é de Chambéry, uma região montanhosa da França, e Gautier aprendeu a esquiar ao mesmo tempo quase em que começou a falar. Em resumo: ali, o violoncelista está no seu habitat natural. Além disso, Capuçon, desta forma, rende tributo a um icônico violoncelista francês da mesma região, Maurice Baquet, também esquiador olímpico, que foi imortalizado em várias fotos nas montanhas e nas florestas tiradas por Robert Doisneau.

A produção lançou mão de helicópteros, drones e bailarina – e faz diversas citações à cultura pop, incluindo uma tomada aérea idêntica à abertura do cult A Noviça Rebelde. Veja aqui:

 

O álbum reúne peças curtas para violoncelo solo com piano ou orquestra e foi criado por Capuçon para “refletir a história da minha vida e seguir as várias etapas do meu desenvolvimento emocional”.

Reúne obras muito queridas por violoncelistas – além do Cisne, peças de Fauré, Massenet, Tchaikovsky, Rachmaninov e Elgar. As obras mais recentes são de Astor Piazzolla, do violoncelista italiano Giovanni Sollima e do pianista Jérôme Ducros, que participa do álbum feito pelo selo Erato. Também estaõ na ficha técnica a Orchestre de Chambre de Paris regida por Douglas Boyd e Benoît Grenet como segundo violoncelo.

Capuçon é conhecido dos brasileiros. Esteve no Rio em 2016, dentro da série da Dell’Arte. Nascido em 1981, venceu, vinte anos mais tarde o prêmio francês Victoires de la Musique como “Novo Talento do Ano” e a partir de então se estabeleceu como um dos principais violoncelistas de sua geração. Capuçon se apresenta regularmente ao lado de Nicholas Angelich, Martha Argerich, Daniel Barenboim, Yuri Bashmet, Frank Braley, Gérard Caussé, Vadim Repin, Jean-Yves Thibaudet, Yuja Wang, Maxim Vengerov, Lilya Zilberstein, Nikolaj Znaider, Ebene and Ysaye Quartets, e com seu irmão Renaud.

A turnê de lançamento vai percorrer diversos países, entre eles Alemanha, França, Canadá, Rússia e Inglaterra.

Para ser dos primeiros a ouvir o álbum Intuition entre nesse link.