|

Órgão Tamburini. Salão Leopoldo Miguez. / foto Ana Liao [Escola de Música da UFRJ]

| Estreia mundial de ‘Gloria Concertato’, de João Guilherme Ripper, no Rio

21/07/2017 - Por Equipe Tutti

O compositor carioca escreveu, para o encerramento do I Congresso Internacional de Música Sacra da Escola de Música da UFRJ, a peça para órgão, coro e solistas

 

Neste sábado, 22 de julho, o belo órgão da Sala Leopoldo Miguez da UFRJ vai ser o protagonista de uma estreia. Pilotado pelo alemão Winifried Bönig, estará soando com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, regida por Roberto Duarte, e os cantores Maíra Lautert (soprano) e Inácio de Nonno (barítono), além de coro regido por Valéria Matos. A peça, Gloria Concertato, foi uma encomenda do I Congresso Internacional de Música Sacra, que tem Valéria como coordenadora geral, ao carioca João Guilherme Ripper. Às 18h do sábado (22), faz o encerramento do Congresso.

O evento traz como tema A Música Sacra Católica nos Séculos XX e XXI e aborda “o período em que o gênero foi impactado por mudanças na sociedade e nas normas da Igreja” (veja a programação completa do que aconteceu de 20 a 22/7 aqui).

– É um misto de cantata e concerto – define Ripper, que mescla o texto sacro do Gloria com uma parte concertante para órgão. – São estrofes pequenas, com mensagens diferentes. Estruturei a  obra como se fossem vários movimentos diferentes, curtíssimos, de acordo com o significado de cada uma.

A presença do organista alemão à conferencia  e a própria existência do órgão da Sala Leopoldo Miguez foram os motes para a escolha do instrumemtl.

– É uma beleza de instrumento, e pouco usado – comenta o compositor, que já compôs uma longa série de peças sacras como a Missa Festiva, Lux Aeterna e uma Ave Maria para coro e solos, e fez do tema sua tese de mestrado em 1992.

O órgão, de 6 mil tubos, foi restaurado em 2012, é o maior do Rio de Janeiro e o quinto maior do país. A estrutura acústica de madeira tem 80 metros quadrados e foi inaugurado em 1954. É o único instalado numa sala de concertos no país.