|

Foto: Anna Julia Granberg

| Duo norueguês de canto e piano se apresenta na Escola de Música da UFRJ

27/09/2017 - Por Debora Ghivelder

Formado pela soprano Itziar Martinez Galdós e pelo pianista Per Arne Frantzen, o duo interpreta um programa que une as geladas paisagens nórdicas ao calor espanhol, em recital com entrada franca

 

 

A Escola de Música da UFRJ recebe nesta sexta (29), no Salão Leopoldo Miguez, o duo norueguês formado pela soprano Itziar Martinez Galdós e pelo pianista Per Arne Frantzen para um recital. A dupla, que fez também uma masterclass na escola, na quarta (27), vai apresentar um programa que une composições nórdicas e espanholas, percorrendo a obra de criadores como Grieg e Sibelius a Torroba e Turina.

O programa reflete o encontro de Itziar com a Noruega. Nascida na Espanha, de origem basca, Itziar foi estudar música na Alemanha. Lá conheceu Frantzen, com quem se casou. A Noruega foi uma escolha do coração.

– Escolhi estudar na Alemanha porque lá eles tinham muito respeito pela música. E ainda que tenham muitos cantores, são abertos – conta Itziar que, ao mudar para a Noruega, conseguiu ser contratada pela Ópera Oslo.

Com uma intensa atividade camerística, o Duo tem discos de música espanhola gravados pelo selo norueguês Lawo. O programa do recital reúne obras de Grieg  J. Sibelius, H. Alfven, E. Alnæs, G. Gimenez, J. Guridi, J. Turina, F. Moreno Torroba, F. Monpou, C. Halffter e Xavier Montsalvatge.

– Grieg é extremamente romântico, expressa a deslumbrante natureza norueguesa de uma forma maravilhosa. Alfven também é romântico.  Assim como Sibelius, finlandês, estes compositores nórdicos descrevem com riqueza as  lindíssimas paisagens desses lugares – explica a soprano. – O programa tem um fio condutor, no qual se pode perceber o contraste entre as composições nórdicas e as espanholas.

Pela primeira vez no Brasil, o duo veio a convite da Escola de Música da UFRJ e está encantado com o Rio: visitou o Pão de Açúcar e a Praia de Ipanema, onde ficou deslumbrado com a variedade de pessoas, cores e sons. Um passeio pelo Centro também deixou a dupla surpresa e encantada com a arquitetura do Theatro Municipal e da Confeitaria Colombo.

–  Estou muito contente por ficar alguns dias e conhecer melhor a cidade – encerra a cantora.

SERVIÇO

Duo Itziar Martinez Galdós, e Per Arne Frantzen
Sexta-feira, às 18h30.
Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio 98, Centro.
Entrada Franca