|

| Carta da Redação – Tutti faz um ano

03/10/2017 - Por Editoras Tutti

Nesta terça, 3, o site completa seu primeiro ano de atividades!

Há um ano entrava no ar o Tutti Clássicos, com o objetivo de ser um espaço de cobertura jornalística dedicado à música clássica. O site nasceu quando as jornalistas Debora Ghivelder e Luciana Medeiros, atuantes nas áreas de ópera e música de concerto, perceberam que mais e mais, assuntos relacionados a estas atividades perdiam espaço na chamada mídia tradicional e resolveram garantir espaço e cobertura de qualidade à matéria. Nestes 12 meses de existência, o site tornou-se referência sobre o assunto na internet.

Mais que isso. O crescimento do site foi avassalador. Em poucas semanas, o que se pretendia, fazer uma cobertura regional voltada para o mercado do Rio de Janeiro, tornou-se nacional, com solicitações encaminhadas de todas as partes do país. Em pouco tempo, o site também já era procurado por músicos e instituições internacionais. Hoje são milhares de internautas, cerca de 12 mil, que acessam o site – número que esperamos ver crescer ainda mais.

Tutti Clássicos saltou da tela do computador para a rádio, conquistando vinheta própria no programa Antena, da Rádio MEC, e para as páginas de jornal: é colaborador do Segundo Caderno del O Globo na produção de conteúdo sobre ópera e música clássica. Passou a ocupar também o Espaço Guiomar Novaes, atrelado à Sala Cecília Meireles, com a série Tutti na Sala, em que promove o encontro do público com estrelas da música para uma conversa intimista e informal sobre suas carreiras. Ou seja, a ideia é a de dar voz a quem sobe no palco habitualmente so para tocar. A estreia aconteceu em agosto, com a estrela maior do violoncelo brasileiro, Antonio Meneses. O bate-papo foi conduzido pelo editor da Revista Concerto, colaborador do jornal Estado de São Paulo e biógrafo de Meneses, João Luiz Sampaio (ao lado de Luciana Medeiros).

Foi fácil? Não foi e não é. Os tempos são difíceis para todos que trabalham, e mais especialmente, para os que lidam com cultura. Mas se fosse fácil, qual seria a graça? Tutti está muito  vivo. Que este próximo ano traga ainda maiores vitórias e realizações.

A todos os que apoiaram esta iniciativa, o nosso mais sincero agradecimento!