|

| Música eterna nas redes efêmeras – violinista Michel Bessler ganha página oficial no Facebook

02/03/2018 - Por David Bessler

O músico, um dos mais conceituados do país, tem página criada pelo filho: a dispersão das redes e a concentração necessária para a música clássica não são incompatíveis, diz David

David Bessler

Nada poderia ser mais contrastante com música erudita do que as redes sociais. Se em um concerto a gente para tudo o que está fazendo para nos entregarmos unicamente a apreciar aquele lindo conjunto de sons, o Facebook é o reino do déficit de atenção: começa a ver um vídeo, para, vê outro, comenta algo com alguém, responde uma mensagem, curte algo que mal entendeu o que é, e tudo-isso-junto-ao-mesmo-tempo-agora.

Mas não digo isso para defender que as duas coisas são incompatíveis, pelo contrário, toda obra-prima usa e abusa do contraste. E o lugar da grande música nas redes é exatamente este, o de oferecer uma janela maior de tempo e profundidade, em um lugar onde ambos são escassos.

Enquanto escrevo este artigo, estou ajudando no lançamento da página oficial do violinista Michel Bessler no Facebook. E de cara, me deparei com um dilema sobre nosso primeiro post. Minha gravação preferida é uma execução do Rondo Capriccioso, de Camille Saint-Saëns, em que Michel toca ao lado da incrível pianista Sonia Goulart. A questão é que a gravação tem 9 minutos. Se, por um lado, 9 minutos é uma peça curta para os padrões da música clássica, para o Facebook é uma eternidade intolerável à maioria do público.

Antes de virar compositor profissional, trabalhei anos em agências de publicidade, onde aprendi a “regra do uau”, que prega o encantamento do espectador nos primeiros 5 segundos do vídeo. É uma regra que parte da lógica das redes. Mas e se, subvertendo a regrinha, resolvêssemos fazer o post pela lógica da música erudita, convidando o espectador a abandonar o mundano e se dedicar àquela audição? Arriscado, certamente. Mas foi o que fizemos. Afinal, será que um vídeo estilo “violin hero”, cheio de cortes rápidos e clima de filme de ação, cumpriria o papel que queremos? De que adianta colocar boa música para as pessoas, se elas não vão ter a chance de aprecia-la da maneira adequada? Um objetivo cumprido é mais importante que milhões de objetivos (e views) que não nos interessam.

Até o momento, as métricas mostram que uma parte significativa daqueles que clicaram no vídeo assistiram até o final. É uma perspectiva otimista, inesperada até. Mas quem sabe, de Mozart a Zuckerberg, não encontramos um espaço sublime na mais mundana das plataformas? Uma pausa em um mundo sem pausas.

Confira aqui, Michel Bessler e Sonia Goulart interpretando o Rondo Capriccioso de Camille Saint-Saëns:

Michel Bessler & Sonia Goulart – Rondo Capriccioso

Estamos muito felizes de anunciar o lançamento da página oficial do violinista Michel Bessler. E já estreamos com conteúdo exclusivo: Michel e a pianista Sonia Goulart interpretam o Rondo Capriccioso de Camille Saint-Saëns. Convidamos todos a curtir a página e ficar por dentro do mundo do violino, do melhor da música erudita, além de videos exclusivos que acabamos de filmar, com performances, depoimentos e muito mais.EDIT do administrador: Aos profissionais e estudantes de violino que procuraram a página, há horários disponíveis para aulas particulares no Rio de Janeiro. Se você tem interesse, basta mandar mensagem por inbox que fazemos a ponte com o Michel.

Posted by Michel Bessler on Tuesday, February 27, 2018